terça-feira, 22 de março de 2011

TURMA 203 - ARISTIDES GERMANI

Eae Galera!!!
Conforme combinamos, estou disponibilizando o material sobre Hidrostática.
Ah! Também estarei deixando, na quarta-feira, uma via no xerox para quem quizer.
HIDROSTÁTICA - FÍSICA̸ 2011


A hidrostática, também chamada estática dos fluidos ou fluidostática é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso.

Fluídos: É tudo aquilo que pode fluir (escoar) facilmente.
Os fluidos também são divididos em líquidos e gases. Líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando portanto uma superfície livre.
A distinção entre sólidos e fluidos não é tão obvia quanto parece. A distinção é feita pela comparação da viscosidade da matéria: por exemplo asfalto, mel, lama são substâncias que podem ser consideradas ou não como um fluido, dependendo do período das condições e do período de tempo no qual são observadas.
O estudo dos fluidos é feita pela mecânica dos fluídos e divide-se em:
* Fluído Estático: Estuda os fluídos em repouso.
* Fluído Dinânico: Estuda os fluídos em movimento.

Massa específica (µ) e densidade (d): A massa específica (m) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente:
Fórmula:        d=m/V
Uma unidade muito usual para a massa específica é o g/cm3, mas no SI a unidade é o kg/m3. A relação entre elas é a seguinte:



Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplicá-la por 1000.
Observação: É comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa específica (µ).
Usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica" para líquidos e substâncias.


Exemplo: A densidade da glicerina é 1,26g⁄cm3. Quanto pesam 4L de glicerina?





Pressão: É a razão entre a força aplicada sobre uma superfície com a área dessa superfície.

Fórmula:     P=F/A
No SI, a unidade de pressão é N/m2, também conhecida como Pascal (Pa).

Exemplo: A água contida num tanque exerce uma pressão de 40 N/m2 sobre a sua base. Se a base tem uma área de 10 m2, calcule a força exercida pela água sobre a base.






Pressão atmosférica – A atmosfera é composta de vários gases, que exercem pressão sobre a superfície da Terra. Ao nível do mar, tem-se: Patm = 1,01 . 105 N/m2 = 1,01 . 105 Pa.


• Pressão hidrostática (ou efetiva) – É a pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Considere um cilindro com um líquido até a altura h e um ponto B marcado no fundo de área A. O líquido exerce uma pressão no ponto B, dada por:     P=d.g.h

Importante!
A pressão hidrostática ou efetiva depende da densidade do fluido (d), da altura do fluido acima do ponto considerado (h) e do lugar da experiência (g), independendo do formato e do tamanho do recipiente.

Nenhum comentário:

Apresentação

Este blog servirá como auxílio em nossas atividades de ensino... Tanto para o ensino de Física, quanto para o de Matemática.Dúvidas, sugestões, indignações, elogios, etc... hehehe... Poderão ser postados aqui!!!!Ah, aqui também serão postados listas de exercícios, exercícios resolvidos, trabalhos, etc...Valeu!
Bjs

Follow @Izequiela